Não tome esses suplementos juntos!

Muitos pacientes trazem essa dúvida no consultório: “Nutri, qual o melhor horário tomar o ferro, polivitamínico, cálcio, whey protein. Posso tomar todos juntos?

NÃO, não pode tomar todos juntos ! É verdade sim que existe interações de nutrientes e uns podem atrapalhar a absorção do outro! Já sobre o melhor horário para tomar, pode ser aquele que jamais você irá esquecer, observando algumas considerações.


As vitaminas em geral são “tranquilas”, elas não encrencam muito umas com as outras, mas quero falar sobre cada uma detalhadamente.


Vitamina D: se seu suplemento for prescrito em gotas oleosas, ótimo! A vitamina D precisa de um veículo oleoso para sua absorção. Mas se for em cápsulas normais, pode tomar perto de uma refeição que contenha alguma fonte de gordura (café da manhã, almoço ou jantar). Já nos intervalos de lanche só se tiverem alguma fonte de gorduras, como castanhas ou frutas mais gordurosas (abacate, açaí e côco);


Polivitamínico: ingira perto de alguma refeição do seu dia pois isso ajuda em sua absorção. Só coloco a mesma observação da vitamina D para as vitaminas A, E e K, que tambem precisam de gordura para serem absorvidas.


Mas os minerais, esses são competitivos! Vamos ver o caso de alguns:


Cálcio: compete com o ferro pelo mesmo sítio de absorção. O melhor é tomar longe de refeição que contenha alimentos ricos em ferro, tambem de suplementos e poliminerais contendo ferro em sua composição;

Ferro: tome 1 hora antes ou 2 horas após alguma refeição, juntamente com a vitamina C que potencializa a absorção do ferro, outra boa opção é tomar suco/refresco rico em vitamina C, como o de limão, laranja, morango, maracujá, acerola, graviola. O que não é bom fazer, é repetir o que eu disse acima: tomar com cálcio e zinco porque competem pelo mesmo sítio de absorção. Então não tome o suplemento de ferro perto de poliminerais que contenham cálcio e/ou zinco, ou com qualquer líquido como leite ou iogurte pois são fontes de cálcio.


E o Whey Protein e colágeno tem melhor hora? Melhor antes ou depois do treino?
Não importa se é antes ou depois do treino. Esses suplementos podem ser ingeridos em qualquer refeição de seu dia, desde que sejam fracionados para não ter saturação de absorção pelo seu organismo e que sejam em horários práticos em sua rotina.


Gostaram da dica? Tem muitas dúvidas em relação a esse assunto? Mande pra gente!

Um beijo grande
Marcelle Vieira

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