Promessa de ano novo: como ser saudável!

Na lista de planos e projetos para o Ano Novo a promessa de emagrecer alguns quilinhos é uma das mais famosas. E esta palavra “emagrecer” sempre nos remete à outra: DIETA. Uma dietinha básica detox encontrada na internet ou mesmo cedida de uma amiga para amenizar os exageros de fim de ano e das férias serve.

Mas será que isto tem resultados duradouros? Infelizmente não!

Já dá para ouvir aquela frase: “O problema não é o que você come entre o Natal e o Ano Novo e sim, entre o Ano Novo e o Natal”. E é verdade! Que tal, dentre os planos deste novo ano que se inicia, colocarmos metas de ficarmos mais saudáveis?

Primeiramente vamos esclarecer: emagrecer não é só perder peso; emagrecer é eliminar gordura corporal. O peso que você vê sumir da balança rapidamente pode não ser gordura… Perder massa magra pode colocar em risco o ritmo de seu metabolismo, fazendo com que este fique mais lento e consequentemente haja reganho de peso em curto prazo com a interrupção de dietas doidas, da moda, da revista, da internet, etc.

Vamos ser práticos? Aí vão algumas dicas para você mudar sua mente em relação a começar a sua mudança de hábitos:

  • Coma comida de verdade! Que em sua lista de supermercado tenha mais alimentos sem rótulos e pouco processados (hortaliças, frutas, leite, cereais, carnes, peixes, ovos, arroz, feijão, grãos, castanhas, chás naturais, iogurtes, queijos, manteiga, azeite extra virgem, óleo de coco, açúcar de coco, café, etc.); Não coloque em seu carrinho alimentos processados e ultraprocessados: (sucos de caixinha, sucos de pozinho, chás de pozinho, refrigerantes, biscoitos recheados, pratos congelados, adoçantes, alimentos light, diet, alimentos com nomes e números que você nem consegue ler, etc.);
  • Tome água! Tenha sempre uma garrafinha perto de você!
  • Fracione suas refeições e faça a maioria delas em casa ou leve de casa. Organização é tudo! Nunca fique à mercê do que servem em restaurantes ou lanchonetes comuns. Há exceção de restaurantes com um perfil de refeição saudável, que podem fazer parte de suas escolhas. Acreditem: há como comer bem e de forma saudável fora de casa!
  • Faça um plano de atividade física que você conseguirá cumprir; lembre-se: tem que ser uma atividade prazerosa pois, caso contrário, você desistirá rapidamente e se sentirá frustrado;
  • Coloque metas reais de peso; esqueça perder 20 quilos em um mês…10kg por semana… Isso não é real e, com certeza, não será gordura indo embora!
  • Seja focado! Uma coisa é hábito (aquilo que você faz frequentemente e rotineiramente) e outra coisa são as eventualidades (aniversários, comemorações, Natal, ano novo, casamentos, etc.). Nada de neuras! Não se esqueça que você tem vida social.
  • E a última, não menos importante, esqueça dieta! Procure um profissional Nutricionista para tratar você de forma individual com um plano alimentar que respeite seus horários, preferências alimentares e eventualidades! Cuide de sua saúde para que seu futuro não seja tratar sua doença!

Seguindo estas dicas, com certeza você irá mudar sua mente e seu corpo obtendo resultados duradouros!

Beijo grande da Nutri!

Marcelle Vieira

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