Dieta no Pós Operatório

Oi pessoal! Tudo bem com vocês?

Estou aqui para darmos continuidade a nossa conversa sobre cirurgia bariátrica. Já falamos do pré-operatório e da importância do emagrecimento junto com um a equipe multiprofissional. Vamos falar agora um pouco sobre como é a conduta da Nutrição no pós-operatório imediato que consiste nos 28 dias após a cirurgia.

No pós-operatório, a dieta tem como objetivo descansar seu trato gastrointestinal e favorecer uma boa cicatrização.  Independente da técnica escolhida, a dieta é líquida mudando a consistência à medida que o paciente sentir-se bem. Na técnica restritiva Banda Gástrica Ajustável, este período de dieta líquida consiste em apenas 15 dias (2 semanas). Já em técnicas mistas (By Pass Gástrico em Y de Roux), restritivas (Sleeve Gastrectomia) ou mais disabsortivas (Duodenal Switch), este período de dieta líquida consiste em 28 dias (4 semanas).

sopas para emagrecer 7

Há as fases de dieta líquida restrita ou líquida de prova, líquida clara (sem resíduos) e a líquida completa com suplementação específica e individualizada. Todas estas fases o paciente tem que pegar a prescrição da dieta com seu respectivo profissional Nutricionista. Não há a fase de dieta pastosa na nossa conduta, o que diferencia de algumas outras condutas. Temos uma experiência negativa quanto à dieta pastosa e, portanto, não a utilizamos. A dieta pastosa não ensina o paciente a mastigar e, ainda atrapalha o emagrecimento, pois o paciente consegue ingerir em maior quantidade comparada a um alimento sólido. Além disto, a dieta pastosa deixa o paciente em uma atitude muito cômoda em não treinar a mastigação. Ninguém nunca precisou mastigar 30 minutos um purê, certo?

Depois da fase de dieta líquida completa, se estiver tudo bem a dieta se torna branda (que é semelhante a uma dieta normal). A dieta branda é pobre em fibras e é uma dieta mais fácil de mastigar. Depois desta fase é que o paciente passa para uma dieta normal (com todos os grupos alimentares). Muita coisa né? Mas isto é para facilitar uma boa cicatrização e evitar intercorrências.

Falaremos mais sobre estas fases. Por hoje é só!

Um grande beijo a todos!

Marcelle Vieira

Nutricionista

Deixe uma resposta