Hábito x Eventualidade

Temos falado em vários posts que precisamos equilibrar o que comemos. Mas como podemos fazer isso?

Venho aqui esclarecer o que é, em sua alimentação, hábito e eventualidade. 

Primeiro, vamos conceituar. HÁBITO é o que você consegue medir FREQUÊNCIA. Ex: “como pizza muito raramente: uma vez por semana”. Se você conseguiu medir frequência, isso é um hábito em sua vida. Nessa contagem, você comerá pizza 4 dias em 1 mês, 8 dias em 2 meses, 12 dias em 3 meses, e assim por diante.

Isso com certeza te trará prejuízos em sua alimentação se considerarmos o montante de um ano, e se também consideramos que não é só a pizza que você escolhe fora de uma alimentação saudável. Você tem que mudar!

Mas e agora? Não posso comer pizza?

Vamos para um outro conceito: a EVENTUALIDADE. Ex: “se eu como pizza? Ah sim! A última vez foi… Foi no dia… É…. Uai….Vixe… Deixa eu pensar… Não me lembro! Mas sei que foi em janeiro!”

Viram a diferença? Um episódio perdido mas que aconteceu. O que você não consegue medir frequência é considerado eventualidade. E isso serve para qualquer alimento ou preparação “fora de alimentação saudável”. Escolhi como exemplo a pizza pois se trata de uma preparação que não engloba todos os grupos alimentares em uma preparação muito rica em calorias. Mas você poderia colocar aqui bebida alcoólica, fast food, brigadeiro, etc.

Devemos equilibrar alimentação saudável como nosso hábito e controlar nossas eventualidades! Tá vendo que viver de forma saudável não é viver escravo de nenhuma dieta? 

Tem muitas dúvidas sobre o que é hábito ou eventualidade em sua rotina alimentar? Procure ajuda de um profissional Nutricionista! Com certeza você verá que viver de forma saudável e mais libertador que você imagina!

Fica a dica!

Um abraço a todos!

Marcelle Vieira – Nutricionista

@marcellevieiranutricionista

Deixe uma resposta