Você já se sentiu refém da vontade de comer doces? Isso pode estar escondendo uma falta de algum nutriente no seu corpo, um paladar viciado nesses alimentos açucarados ou dietas malucas muito restritas. Para não exagerar no consumo de doces, que tal começar com essas estratégias?

1. Não tenha doces em casa. 

Parece óbvio, mas é muito mais difícil o acesso a guloseimas quando não temos em casa. Quando for ao supermercado, faça uma lista prévia sem doces nesses itens e seja fiel ao que você programou para comprar. Para os doces já existentes em casa, sirva-os como sobremesa quando tiver visitas em casa, fazendo com que acabe rápido. 

2. Coma alimentos ricos em proteínas no café-da-manhã.

Coma alimentos ricos em proteínas magras desde o café-da-manhã! Podem ser ovos cozidos, queijo cottage ou carne ou frango desfiados. Esses alimentos regulam a fome e a vontade de comer doce ao longo do dia. Comer proteína gera mais saciedade e não cria um pico do hormônio insulina em seu sangue, evitando que você busque por alimento rapidamente.

3. Não pule refeições.

Não pule refeições! Ficar muito tempo sem comer faz com que seu corpo te induza a um paladar para alimentos mais calóricos, como os doces. Não precisa comer de 3/3 horas, mas evite fazer menos de 5 refeições em seu dia. Programar suas refeições com antecedência evita boicote com doces oportunistas.

4. Inclua abacate na refeição anterior.

O abacate consegue ajudar a controlar a vontade por doces devido a uma substância chamada beta-sitosterol que, além de atuar no controle da glicemia, ajuda também reduzindo os níveis de cortisol, hormônio relacionado ao aumento da compulsão alimentar e do acúmulo de gordura no abdômen. Ele ainda é rico em glutationa que participa do processo de destoxificação do nosso corpo;

5. Coma doce de forma equilibrada.

Coma de forma eventual, uma vez ou outra. Afinal, nada em sua alimentação é proibido desde que não atrapalhe seu objetivo nem sua saúde. 

6. Saboreie o momento.

Coma porções pequenas e saboreie curtindo o momento! Ao colocar em sua boca, mastigue devagar, deguste e aproveite. Não mastigue rápido para se arrepender depois comendo de forma inconsciente. 

7. Procure ajuda profissional.

Procure ajuda de um profissional Nutricionista investigação nutricional e para ajustes individuais. Esse profissional pode adequar porções de doces que caiba em seu dia alimentar. Proibição ou restrição total não são as melhores opções para quem não vive sem doce. Saiba que esse  processo não precisa ser penoso e o/a Nutricionista pode te ajudar da melhor forma.

Saiba que comer doces não é proibido! Aproveite de muito mais dicas de nutrição aqui no blog Espelho Rosa e em meu instagram @marcellevieiranutricionista.

Bjo da Nutri

Marcelle Vieira

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