5 Coisas que você pode fazer para lidar melhor com o stress

O stress é um dos principais fatores de adoecimento das pessoas hoje em dia. O stress tem sobrecarregado os sistemas de saúde e impactado direta e indiretamente as empresas, as organizações, as famílias. Em nossa vida pessoal, o stress contribui para o nosso adoecimento, prejudicando nosso desempenho no trabalho, nossos relacionamentos, nosso tempo em família, etc.

O nosso corpo reage ao stress de diferentes maneiras, e em cada uma delas, o desequilíbrio que ele causa traz consigo consequências que vão desde uma dificuldade de perder peso ou de se se concentrar no trabalho, até um problema mais grave nos sistemas cardiovascular, endócrino, nervoso, etc.

Precisamos começar a fazer perguntas para nós mesmos nesse sentido: que escolhas temos feito em nossas vidas que têm contribuído para que nos tornemos cada vez mais estressados e doentes?

Nosso estilo de vida atual precisa ser repensado, nossas prioridades como seres humanos precisam ser reavaliadas. Mas não apenas isso. Há dores profundas que carregamos conosco, processos mal resolvidos do passado que também podem contribuir para que tenhamos dificuldades de lidar com as pressões diárias. A maneira como o nosso corpo reage diante do stress, os sintomas, inclusive, pode ser entendida como a expressão física de algo não completamente resolvido no nível emocional.

Mas aí você pode estar se perguntando: afinal de contas, existe alguma coisa que eu possa fazer para sofrer menos com o stress? Por onde eu começo? Aí vão 5 sugestões para você lidar melhor com o stress:

  • faça exercícios de respiração: Existem diversos tipos de exercícios diferentes, incluindo práticas de mindfulness. Aprender essas técnicas de respiração ajuda você a oxigenar melhor todo o seu corpo, diminuir o ritmo dos batimentos cardíacos, normalizar o fluxo sanguíneo e se acalmar;
  • separe alguns momentos do dia para se desconectar de eletrônicos e fazer reflexões;
  • pratique exercícios físicos: isso contribui para a produção de hormônios e neurotransmissores ligados ao bem-estar e para a detoxificação do organismo;
  • mude seu estilo de vida alimentar: nossos órgãos internos também precisam ser bem cuidados para não ficarem sobrecarregados;
  • durma mais cedo: dê ao seu corpo a oportunidade de se regenerar e regularizar o seu funcionamento.

Esperamos que você possa cada vez mais lidar melhor com as pressões do dia-a-dia e, também, que você possa viver uma vida cada vez mais plena, mantendo o stress em um nível equilibrado.

Inclusive, no Instagram, já conversei algumas vezes sobre o stress, em posts e em live.

Desejo que você tenha saúde em 3D: corpo, alma (mente e emoções) e espírito!

Patty Azevedo

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