Como criar um novo hábito?

Olá, pessoal! Como vocês estão?  

Muitas pessoas me perguntam como eu faço para encaixar todas as minhas atividades e trabalho na rotina. O fato é que, hoje, eu consigo priorizar o que me faz bem e, assim, tudo fica mais fácil. 

Temos muita dificuldade em criar tempo, fazer as escolhas que deveríamos e queríamos, priorizar o que sabemos que será melhor para nós. 

Mudar a rotina, começa por pequenas ações que vamos modificando no dia a dia, tornando-se hábitos mais saudáveis. 

O problema está na crença de que nossa vida é complicada demais, ou cheia de assuntos demasiadamente urgentes e importantes, em detrimento de nós mesmos. Mas te pergunto, se você não cuidar de si, quem irá fazê-lo quando você cair? Quem cuidará dos seus, quando você não puder fazer?  

Segundo estudo do University College of London, um hábito vira rotina depois de 66 dias. Hábitos mais difíceis de encarar, como sair cedo para uma corrida, demoram cerca de 80 dias para serem incorporados. 

A dica para encaixar hábitos mais saudáveis na agenda e incentivar o cérebro a praticá-los envolve plano e autoconvencimento. Criar novos hábitos significa desfazer-se dos antigos. 

E será que você é tão ocupado que não tenha 30 minutinhos do seu dia para trabalhar em prol das suas metas e objetivos? Decida o que realmente deseja e priorize sua vida em torno disso. 

Para ajuda-lo nesta missão, seguem algumas dicas para organizar a rotina e encontrar o tempo necessário para instaurar um novo hábito: 

1 – O que você mais deseja hoje? 

2 – Liste 5 coisas que você terá de melhor quando instaurar esse novo hábito. 

3 – Liste 5 coisas que você perderá se permanecer sem instaurar esse novo hábito. 

4 – Identifique onde seu tempo voa.  

5 – Faça uma lista pequena de coisas simples que você pode modificar no seu dia, para conseguir 30 minutos livres. 

6 – Agora escreva no papel sua rotina, com os horários e inclua a nova atividade (exercícios, leitura, meditação…) 

Além disso, vale lembrar que para trabalharmos a pleno vapor, o corpo precisa estar bem. E para isso precisamos nos alimentar melhor, descansar e nos movimentar.  

Para que o seu dia seja mais produtivo, você precisa descansar. Não fique mais tempo do que deve acordado e levante-se mais cedo.  

A segunda dica não é sobre fazer atividades físicas em si, mas movimentar o corpo no decorrer do dia. Para isso, você pode subir um andar de escada e não de elevador. E até mesmo priorizar a caminhada na ida para o almoço. 

Não é sobre a quantidade de atividade que você pratica, mas com que qualidade você a faz. Ainda que o seu tempo de dedicação seja apenas 30 minutos, se eles forem de qualidade, isso com certeza trará resultados positivos para o seu dia a dia. 

Desapegue da perfeição. Concentre-se na conclusão. Essa atitude irá liberar mais tempo para seus hábitos saudáveis. 

Para criar hábitos novos precisamos inserir a nova rotina no nosso dia a dia e manter o comportamento até que nosso cérebro o transforme em um hábito. 

Espero ver todo mundo tirando a vontade da gaveta e criando hábitos mais saudáveis! Vamos que vamos? 

E não esqueça de nos marcar nos registros dessa nova rotina! Marque com a #espelhorosa. Adoramos acompanhar essas histórias de sucesso! 

Um comentário

  • Christine

    22 de agosto de 2019 at 14:06

    Nossa… que artigo sensacional. É exatamente por essa fase que estou passando.
    Mudar a rotina e os hábitos são difíceis mesmo, mas não são impossíveis.
    Obrigada pelo conteúdo e inspiração! Seguirei firme no meu propósito!

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