Vitamina D e você: tudo a ver!

Em nossa vida moderna é uma realidade ficarmos confinados a maior parte de nosso tempo, vivendo uma rotina em ambiente a portas e janelas fechadas. Um homem moderno é capaz de se manter ao longo de um ano sem nenhuma exposição solar.

O sol é tão importante para nossa saúde assim como os alimentos, oxigênio, água, etc. Aumentar a quantidade de vitamina D no corpo pode prevenir ou ajudar no tratamento de osteoporose, doença cardíaca, câncer, doença auto-imune, depressão, insônia, artrite, diabetes, psoríase, fibromialgia, autismo dentre outras doenças.

Pegando-sol

Segundo um importante pesquisador da vitamina D, o Prof. Dr. Michael Holick, existe um cálculo individual para o tempo de exposição ao sol: calcule o tempo que leva para você conseguir uma cor rosada sem protetor solar. Você precisa se expor 25 a 50% do tempo calculado de 2 a 3 vezes por semana para seu corpo produzir níveis suficientes de vitamina D e se manter saudável. Níveis sanguíneos considerados normais são de acima de 30 ng/mL na forma de 25 (OH) vitamina D.

Há a necessidade de suplementação em casos especiais de deficiência e também em tratamentos usando super dosagens (sob supervisão médica). A vitamina D por via oral (alimentos fontes, ricos ou enriquecidos e suplementos) não fornece tantos benefícios quanto os alcançados com a vitamina D proveniente da luz do sol. Ao contrário dos suplementos de vitamina D, a exposição ao sol não causa intoxicação desta vitamina. A intoxicação por vitamina D é definida por níveis séricos de 25 (OH) vitamina D acima de 150 ng/mL e níveis altos de cálcio.

vitamina_D_post_Daniela_Kappes_Blog_Prataviera

Não precisa estar na praia para produzirmos vitamina D. Pode ser sentado ao sol, ao ar livre, caminhar durante o almoço, desde que a área exposta ao sol não seja menor que 25% da área total. Uma vantagem deste tratamento: é simples, sem custo nenhum, acessível e todos podem fazer! Vamos produzir mais vitamina D?

 

Nutricionista Marcelle Vieira CRN-1 2876

Whatsapp: 9272-5832 | 9192-9702
Facebook: inbox
Chat: www.nutclin.com.br
E-mail: contato@nutclin.com.br
3242-2777 | 3546-0008

 

Essencial Farmácia de Manipulação

(61) 3242-9666

406 sul e Taguatinga

www.essencialdf.com

Obs: leitores do Blog tem brindes especiais na compra de algum produto!

 

 

 

 

Deixe uma resposta