Como acabar com o Efeito Sanfona

O que adianta “perder” (à custa de muitos sacrifícios) alguns quilos na balança e depois voltar a ganhar tudo e mais um pouco? Dietas muito restritivas ou milagrosas que prometem perder vários quilos em pouco tempo é uma das causas do efeito sanfona

Quem nunca pensou em parar de comer ou pular refeições para emagrecer? Parece lógico não? “Se eu não comer, vou emagrecer”. Mas seu corpo entende o contrário… Na verdade, ele pensa assim: “se não entra nada aqui, então não sai nada também!” … Isso acaba por diminuir a taxa metabólica basal criando uma resistência no emagrecimento para a próxima tentativa de perda de peso. 

Existe uma estratégia, que é o jejum intermitente, muito disseminado na internet e redes sociais, mas que não serve fazer de qualquer jeito e também não pode ser feito por algumas pessoas (principalmente bariátricos). Precisa de indicação e acompanhamento nutricional para ter resultados. Não vá ficar sem comer do nada achando que isso te trará resultados, viu?! 

Quer emagrecer de verdade? Entenda o processo! Você não conseguiu ganhar peso da noite para o dia, então dê tempo ao tempo. 

Saiba que não existe fórmula mágica. Para evitar tudo isso é preciso ter dedicação para manter os hábitos sempre saudáveis, inclusive os alimentares. Sempre faça isso com uma ajuda de um profissional Nutricionista! 

Fica a dica!

Um abraço a todos!

Marcelle Vieira – Nutricionista

@marcellevieiranutricionista

Deixe uma resposta