Dieta Sólida e a Mastigação

Oi Pessoal! Voltei para darmos continuidade à nossa conversa. Como na última postagem falamos sobre a dieta sólida, vou falar um pouco sobre mastigação. Eita fase difícil, não é mesmo? Na verdade difícil não… Eu diria trabalhosa e que exige um pouco mais de paciência.

Após a cirurgia bariátrica, é sabido que a maioria dos pacientes precisa reaprender a mastigar. Facilita muito mais a vida do paciente um Pré-operatório bem feito, com metas de tempo de mastigação atingidas, mas quem não teve esta oportunidade não significa que não conseguirá ter uma vida de mastigação normal ou que está “fadado” a vomitar para sempre.

imagem-mastigacao-para-blog

A mastigação após Cirurgia Bariátrica deve ser exaustiva, atendendo sempre um princípio de tempo, velocidade e tamanho dos alimentos. O tempo deve ser de 30 a 40 minutos para as grandes refeições, com uma diminuição da velocidade de uma garfada a outra. Tá com pressa? Não adianta comer sólidos… Esta atitude não vai fazer com que você seja eficiente em sua mastigação. A solução é ir para os líquidos ou pastosos? Não!!!! Líquidos e pastosos excluem a necessidade de mastigação fazendo com que o paciente ingira maior volume e, consequentemente, exceda a quantidade de calorias atrapalhando o emagrecimento. Resumindo: quem acha que se ficar em dieta líquida ou pastosa vai emagrecer da mesma forma está se enganando… O reganho de peso após Cirurgia Bariátrica está relacionado justamente aos pacientes que possuem o hábito de ingerir alimentos líquidos ou pastosos calóricos…

Vamos fazer certinho? Então vamos! Corte os alimentos em  pedaços bem pequenos (cerca de 1 cm aproximadamente), mastigue cada pequeno bocado de 20 a 30 vezes (em média, pois isto pode mudar em relação à textura de cada alimento), use talheres menores em suas refeições e descanse os talheres na mesa entre as garfadas. Desta forma você não terá intercorrências.

O mais importante é deixar seu Profissional Nutricionista ciente de suas dificuldades, pois é isto que irá te ajudar, ok?

Vou ficando por aqui e volto com mais dicas!

Beijo grande,

Marcelle Vieira

Deixe uma resposta