Dieta e Pré Operatório Redução de Estômago

Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Venho falar novamente um pouquinho sobre cirurgia bariátrica na parte do Pré-operatório.

É uma fase de muita correria, não é mesmo? É exames pra cá, consultas pra lá, pega laudo aqui e acolá, se tem perícia ou não tem, juntando com a burocracia de convênio ou nas “contas” pra quem vai fazer particular. Mas toda esta correria tem um propósito: passar pelos profissionais que vão fazer com esta cirurgia aconteça da melhor forma possível.

A consulta com o profissional Nutricionista na fase Pré-operatória investigará os hábitos alimentares deste paciente, com possibilidade de mudança de hábitos que atrapalharão no Pós-operatório e que influenciarão de forma negativa o sucesso da cirurgia. É importante também saber um pouco mais da composição corporal do paciente no Pré-operatório (quantidade de gordura, massa muscular, massa magra, água, taxa metabólica, etc.) para avaliarmos a qualidade do emagrecimento. Esta composição corporal é medida através de um exame de bioimpedância multifrequencial. Também mostrar todos os exames (principalmente os de sangue ou bioquímicos) para o profissional intervir em deficiências nutricionais ainda no pré-operatório. Todos estes dados se fazem necessários para a elaboração de laudo do profissional Nutricionista.

vit

Um Pré-operatório bem feito faz toda a diferença independentemente da técnica que foi proposta a você. É preciso entender que esta é uma fase de otimização da cirurgia e, para isto, o paciente precisa perder mais ou menos 5% de seu peso para diminuir os riscos e possíveis complicações durante o processo cirúrgico propriamente dito.

corpo

O emagrecimento no pré-operatório é desejável para que em sua cirurgia ocorra tudo bem. No entanto, muitos pacientes não são informados disto e no pré-operatório o investimento é em “despedidas alimentares”. Quem faz isto acha que nunca mais irá comer algum alimento que gosta muito e vai logo fazer suas despedidas…. Mas isto não é preciso e com certeza piorará sua condição no pré-operatório… Pacientes que não perdem peso e que fazem despedidas são os pacientes com uma pressão intra-abdominal mais aumentada, fígado grande, e muita gordura visceral. Esta condição pode comprometer a cirurgia fazendo com que seja mais demorada, expondo o paciente a um tempo maior de anestesia e uma recuperação mais dolorosa.

a

Uma conduta muito usada no Pré-operatório é a dieta líquida completa com resultados excelentes. Mas não é qualquer dieta líquida completa que o paciente pode fazer. Esta dieta tem que ser prescrita por um profissional Nutricionista Especialista em Cirurgia Bariátrica que entenda o protocolo. Esta é uma dieta de muito baixa caloria e que precisa de suplementação específica e individualizada, afinal, não queremos desnutrir o paciente no pré-operatório e sim diminuir o risco da cirurgia.

suplemento

Um outro ponto que eu quero comentar é sobre a informação. Tudo o que vai acontecer com você depois da cirurgia, você precisa saber é no Pré-operatório! Nada de ir para uma cirurgia, que será um divisor de águas em sua vida, com dúvidas. Dispomos um curso completo e informativo para os pacientes que irão se submeter ou que já se submeteram à cirurgia bariátrica. Neste curso falamos de todos os pontos que envolve a parte nutricional do paciente tanto no pré quanto no pós-operatório (mudança de hábitos, ritmo de emagrecimento, suplementação, gravidez, cirurgia plástica, reganho de peso, dentre outros). Um conselho: se informe melhor com a equipe de seu Cirurgião das ferramentas disponíveis para estas informações valiosas. Fica a dica!

balan;a

Um beijo a todos e até mais com outros tópicos!

Marcelle Vieira

Nutricionista Especialista em Cirurgia Bariátrica

Deixe uma resposta