Aproveite o frio e os benefícios do chá!

Você já tomou seu chá hoje?

Todo mundo já ouviu que tomar chá faz bem e tem muitas pessoas que adoram e outras que não suportam chá.

O consumo de chá tem se tornado mais comum e não está só ligado a emagrecimento. Por ser rico em fitoquímicos muitas propriedades são atribuídas ao chá como: melhora do sistema imunológico, prevenção e tratamento de câncer, diminuição do risco em desenvolver doenças cardíacas, redução de níveis de glicose no sangue, efeito digestivo, calmante, termogênico, diurético, etc.

Vocês sabem o que são fitoquímicos? Fitoquímicos são compostos químicos que ocorrem naturalmente nas plantas, responsáveis por sua cor e outras propriedades sensoriais. Os chás potencializam os benefícios específicos de cada planta e ainda ajudam o metabolismo no processo de destoxificação através destes fitoquímicos.

Que tal incluir chá em seu dia? Com tantos benefícios não tem como não gostar! Quente, gelado, morno, enfim…

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Mas você sabe como preparar seu chá? Aqui vão algumas dicas:

– A água utilizada nessas preparações deve ser filtrada ou mineral;

– A temperatura da água é um fator importante, que deve ser de 60° C a 95° C. Nem sempre dá para medir a temperatura, então uma regrinha básica é desligar o fogo antes da água ferver (quando começar a subir as bolinhas);

– Não usar o chá mais de 24 horas depois de preparado, pois ele entra em processo de fermentação, mesmo que mantido em geladeira. Prepare a quantidade suficiente para um dia apenas;

– Não deixar o chá soltar o seu cheiro no ambiente pois isto é um sinal que os princípios ativos do chá estão se volatizando e se perdendo;

– Não usar açúcar nem adoçante.

O tempo de infusão varia de acordo com cada chá; * Folhas, flores e pétalas secas ou frescas (Infusão): Colocar na água as folhas, flores ou pétalas e deixar tampado por 3 a 5 minutos. Coe e pode se servir. * Raízes, cascas e outras partes de maior resistência (mais duros): recipiente tampado, por 5 a 10 minutos. * Quando a planta estiver na forma de pó: colocar 1 colher de sobremesa para cada litro de água, deixar tampado por 3 a 5 minutos. Dicas de chás para todas as horas

– Chás energéticos: chá verde, chá preto, chá mate, infusão de cascas de laranja e canela.

– Chás digestivos: chá verde, hortelã, boldo, maçã, erva-cidreira, jasmim ou gengibre.

– Chás relaxantes: camomila, melissa, erva-cidreira, hortelã e erva-doce.

Quer algumas receitas de sugestão? Anote aí!

♦Chá de Hibisco: Feito a partir da infusão de folhas secas da flor de hibisco. Como preparar: aconselha-se colocar de 1 a 2 colheres de sopa de hibisco para um litro de água, deixar em infusão por 5 minutos e coar.

♦Chá verde: a infusão não deve ultrapassar 5 minutos e recomenda-se que a água não esteja fervendo, para que as folhas não sejam cozidas, deixando a bebida com um gosto amargo. A medida aconselhada são duas colheres de sopa de erva para um litro de água.

♦Melissa + Camomila = Infusão de 1 colher de sobremesa de folhas secas de melissa + 1 colher de sopa de camomila para cada xícara de água. Tomar de 2-4 xícaras por dia, preferencialmente após as refeições.

♦Chá de Hibisco + Gengibre:  Utilize 1 colher de sobremesa da erva e 1 pitada de gengibre em pó em infusão em água quente. Ingerir de 1 a 2 xícaras por dia.

♦Casca de 1 laranja + 1 colher de chá de gengibre picado + 6 cascas de jabuticaba + 6 cravos: 500 ml de água quente com os ingredientes por 6 minutos.

♦Passiflora + Capim Limão + Camomila + Melissa = ½ xícara de passiflora + ½ xícara de capim limão + ½ xícara de camomila + ½ xícara de melissa. Misturar tudo em um recipiente e usar 1 colher de sobremesa para uma xícara de chá para fazer a infusão. Tomar antes de dormir.

♦Chá de maçã com canela: para cada ½ litro de água, deve-se colocar em infusão 4 cascas de maça vermelha e dois pauzinhos de canela. A infusão deve durar de 5 a 10 minutos.

 

 

Gostaram das dicas? Na próxima terça tem mais…

 

Nutricionista Marcelle Vieira

CRN-1 2876

 

 

 

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