Imunidade e Alimentação

Que assunto pavoroso é esse de Corona Vírus, não é mesmo? Mas o que podemos incluir na nossa alimentação para que nossa imunidade seja aumentada? Não é só porque você aprendeu a fazer um “shot” da imunidade que seus problemas acabaram. Você precisa ter a consciência que seu sistema imunológico não muda de um dia para o outro. A modulação envolvida nesse processo é dependente de uma alimentação equilibrada + práticas de atividades físicas regulares + estilo de vida
saudável.


Veja alguns itens que podem fazer parte do seu dia-a-dia:

  • Vitamina A: cenoura, manga, couve, mamão;
  • Vitamina D: peixes, ovos; leite, fígado; carnes;
  • Vitamina E: castanhas, avelã, abacate;
  • Vitamina C: kiwi, brócolis, goiaba; acerola; suplementação de 500mg ao dia fracionada em 3 x ao dia tem efeito benéfico;
  • Zinco: gema de ovo, ostras, sementes, casca de tangerina; chocolate amargo, feijão;
  • Selênio: castanha-do-pará, gema do ovo, semente de girassol, frango;
  • Ferro: carnes, hortaliças folhosas verde-escuras;
  • Cobre:  fígado, mexilhões, ostras, cereais integrais, amendoim, amêndoa, nozes, chocolate amargo;
  • Omega 3: peixes (salmão, sardinha), óleo de linhaça, azeite, nozes;
  • Beta-glucana: aveia;
  • Ácido Lipóico: café e chá de sálvia;
  • Outros: glutamina, própolis, probióticos, prebióticos, cúrcuma, alho, chá verde, gengibre.

Em casos de deficiência de algum nutriente, o recomendado é suplementação com ajuda profissional. Só reforçando que um único alimento ou nutriente não tem todo esse poder! Procure um profissional Nutricionista pra recomendação individualizada!

Fica a dica!

Nutricionista Marcelle Vieira

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