Olá meninas! Tudo bem? Caso tenham assistido jornal por esses dias, puderam ver que existe um surto de Febre Amarela pelo nosso Brasil. Então vamos falar um pouquinho sobre essa doença?
O que é? A Febre amarela é uma doença de curta duração, dura em média 10 dias, causada por um vírus. Cada organismo reage a ela de forma variável, daí a possível gravidade da doença. É mais comum na América do Sul e África.
Os sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).
〉 O que eu preciso saber sobre o surto:
Se trata de um surto do vírus silvestre. Em teoria, o virus não chegou nas cidades ainda, está focado em áreas rurais. O que tem acontecido é a migração de pessoas doentes dessas áreas para tratamento nas grandes cidades, o que sim, pode ser um fator de risco.
〉 Como se transmite?
A febre amarela só é transmitida pela picada dos mosquitos transmissores infectados. O aedes aegypti é o transmissor da febre amarela nas cidades. Porém o vírus circulante no momento é o silvestre, transmitido pelas espécies haemagogus e sabethes. Prevenir esse mosquito é impossível porque faz parte da natureza e são seres silvestres. A transmissão de pessoa para pessoa não existe.
〉 Como tratar?
Não existe tratamento específico para a doença. O tratamento é apenas para os sintomas e requer cuidados na assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas, quando indicado. Nas formas graves, o paciente deve ser atendido numa Unidade de Terapia Intensiva. Se o paciente não receber assistência médica, ele pode morrer.
〉 Como se prevenir?
A única forma de evitar a febre amarela silvestre é a vacinação contra a doença. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano.
Ela deve ser aplicada 10 dias antes da viagem para as áreas de risco de transmissão da doença. Pode ser aplicada a partir dos 9 meses e é válida por 10 anos. A vacina é contra-indicada a gestantes, imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a gema de ovo.
A vacinação é indicada para todas as pessoas que vivem em áreas de risco para a doença (zona rural da Região Norte, Centro Oeste, estado do Maranhão, parte dos estados do Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), onde há casos da doença em humanos ou circulação do vírus entre animais (macacos).
〉 E sobre o surto? O que devemos fazer?
Primeiro, olhe seu cartão de vacinas. E confira se TODAS as suas vacinas estão em dia.
〉 Uma pessoa sabe que há oito anos tomou algumas vacinas, mas não se lembra se entre elas está a de febre amarela. Pode se vacinar novamente?
Na dúvida, a recomendação é para se vacinar.
〉 Que tipo de reação a vacina pode provocar?
Pode haver reações no local da injeção, com febre e mal estar. Mas esses efeitos são raros.
〉 A partir de quantos meses um bebê pode se vacinar?
O bebê pode ser vacinado a partir dos seis meses de idade, quando a criança reside em uma área em que há morte de macacos com suspeita de febre amarela e na área em que há casos de febre amarela silvestre. Mas fora dessas situações, o calendário de vacinações indica a partir de nove meses de idade.
〉 A doença se chama febre amarela por que quem a contrai fica obrigatoriamente com icterícia?
Não. A icterícia é uma coloração amarelada que aparece na pele e nos olhos, que é uma característica da doença. Mas temos que lembrar que existem formas muito leves da doença que não chegam a formar a icterícia. Já a febre sim, essa acontece em todas as situações .
〉 A vacina não pode ser tomada por pessoas com baixa imunidade. Isso quer dizer que quem esteve doente há pouco tempo não pode tomar?
A vacina não é recomendável para pessoas que estão com baixa imunidade. Para quem esteve doente, depende de avaliação médica. Imunidade é quando a pessoa cuja defesa do organismo está em baixa. Mas geralmente as pessoas têm diagnostico por parte dos médicos que a acompanham. São aquelas pessoas que estão em tratamento de câncer, por exemplo, que estão tomando drogas imunosupressoras como corticóides com dosagens elevadas, algumas situações de portadores de HIV em que estejam com imunosupressão.
〉 Gestante pode tomar a vacina?
NÃO PODE. Existe contra indicação para a vacinação em gestante.
〉 Se você estiver de viagem marcada para alguma área de risco? O que fazer?
Procure o centro de saúde o mais rápido possível, pois a imunização é garantida a partir de 10 dias após a vacinação. Viagens internacionais também exigem que a vacina esteja em dia. Se você já está em uma área considerada de risco, o ideal é que tome a vacina antes de voltar a sua cidade.
Veja os PONTOS de VACINAÇÃO!
É isso meninas, tomem cuidado, usem repelente, confiram o cartão de vacina de vocês, dos filhotes e do marido/namorado, pois esses raramente se lembram disso.
A vacina é gratuita. No momento podem encontrar filas, pois a procura está sendo grande, mas não desistam tá. Sua saúde vale mais que umas horas na fila. Cuidem-se.
Qualquer dúvida, podem perguntar por aqui que eu respondo ok.
Sugestões de posts e assuntos do interesse também, basta comentar que terei o maior prazer em responder.
Beijos da enfermeira
Camilla Mota
Siga o Espelho Rosa no Instagram @espelhorosa
Fonte: Ministério da Saúde