Porque montar um escritório em casa?

Durante muito tempo, a decisão de ter um escritório em casa (ou home office, se preferir), foi opcional, ou própria para profissionais que tinham essa rara demanda, ou luxo! Mas agora nos deparamos todos com a realidade que se apresentou quase obrigatória a cada uma de nós. Trabalhar em casa em tempo integral ou num sistema híbrido, de sonho de consumo passou a ser uma necessidade.

Mas é preciso atenção com o assunto. Trabalhar em casa não é sinônimo de trabalhar em qualquer lugar da casa. A facilidade de carregar o notebook pra qualquer espaço com alcance de wi-fi pode ser uma grande armadilha pra nós, que tendemos a ser “multitarefas” e adaptáveis a toda situação! Por isso quero te ajudar a entender os motivos pelos quais você deve pensar seriamente em montar seu home office, ainda que seja num cantinho em sua casa.

O primeiro dele tem a ver com seu bem estar físico e emocional. Isso mesmo! Trabalhar em casa pode ser maravilhoso, pois nos poupa tempo de deslocamento. Nos dá a liberdade de estar perto das crianças, você pode fazer suas refeições mais saudáveis (ou atacar mais a geladeira) e exige menos produção pra “ir” ao trabalho… mas se não for devidamente organizado, separado e delimitado, pode se tornar o vilão da sua emoção e do seu corpo, tornando-se seu maior castigo.

Você está percebendo que ter seu espaço não é mero capricho? Muitos serviços que podem ser feitos em casa exigem estrutura diferenciada, como Studio e atelier, mas não são esses casos que vamos tratar aqui. O que vamos ressaltar, são os casos mais comuns à maioria de nós.

O segundo motivo tem a ver com sua programação mental ligada ao espaço físico em que está. Todas nós temos o “modo on” em determinados lugares. Por exemplo, deitada numa rede, na varanda à beira mar, todo o seu corpo vai entender que o “modo relax” está ativado. Dessa forma, a sua disposição pra reuniões é praticamente ZERO! Deu pra entender? Portanto, sentar na cama com o computador no colo não significa pra seu subconsciente que você está trabalhando. Cama é local de descanso (entre outras coisinhas).

Nossas atitudes são conectadas às emoções que cada ambiente provoca em nós. Se você não separar dentro da sua casa o espaço adequado, de acordo com suas necessidades, correrá o sério risco de se fadigar, se estressar com sua família, e não produzir nem metade do que costumava no seu escritório fora da residência.

Calma, não tem que ser um cômodo inteiro! Mas um local com iluminação adequada, mesa de trabalho na altura correta (em média 76cm) com cadeira específica que apoie sua coluna da forma certa para mais horas na mesma posição. Essas questões de ergonomia são fundamentais para não gerar problemas de saúde futuros. Ter seu material de trabalho concentrado onde você está também é importante. Pois assim, evita levantar várias vezes ao dia para pegar um livro ou documento longe de onde está. Cada vez que se interrompe, é um tempo perdido, além de gerar distrações. Aliás, a distração é um dos maiores inimigos da nossa produtividade em casa… porque o dia a dia da casa continua enquanto estamos envolvidas nas nossas tarefas.

O silêncio ou pelo menos o controle de ruídos também é um ponto importante. Se seu home office for montado em um espaço aberto, ou ligado a outro cômodo que tem seus próprios barulhos, como cozinha, área de serviço e sala de tv, congite adquirir pelo menos eficazes headphones – pra abafar sons externos, ou pelo menos minimizá-los.

Se no seu caso, há demanda de reuniões on line, ou gravação de vídeos, tenha atenção com o cenário ao fundo. É bom estar de frente pra uma janela (iluminação natural no rosto vai te deixar mais bonita no vídeo) mas ficar de costas pra uma passagem, portas que podem se abrir, ou mesmo salas de TV pode ser constragedor no caso de outros membros “aparecerem” de repente na reunião, tipo seus filhos pedindo lanche…

Eu acredito que já te convenci sobre a diferença em trabalhar em casa e ter verdadeiramente um escritório em casa. Mas sei que sua cabeça deve estar explodindo com inúmeras questões, buscando ideias pra adequar a sua realidade. Não vou te deixar na mão. Nosso pacto aqui é fazer seu lar o melhor lugar do mundo, inclusive pra você trabalhar feliz. Então, na semana que vem, vou trazer várias ideias pra que você consiga ter um espaço lindo, charmoso e perfeito pra trabalhar na sua casa.

Até lá.

Deixe um comentário