Você já tomou seu chá hoje?
Todo mundo já ouviu que tomar chá faz bem e tem muitas pessoas que adoram e outras que não suportam chá.
O consumo de chá tem se tornado mais comum e não está só ligado a emagrecimento. Por ser rico em fitoquímicos muitas propriedades são atribuídas ao chá como: melhora do sistema imunológico, prevenção e tratamento de câncer, diminuição do risco em desenvolver doenças cardíacas, redução de níveis de glicose no sangue, efeito digestivo, calmante, termogênico, diurético, etc.
Vocês sabem o que são fitoquímicos? Fitoquímicos são compostos químicos que ocorrem naturalmente nas plantas, responsáveis por sua cor e outras propriedades sensoriais. Os chás potencializam os benefícios específicos de cada planta e ainda ajudam o metabolismo no processo de destoxificação através destes fitoquímicos.
Que tal incluir chá em seu dia? Com tantos benefícios não tem como não gostar! Quente, gelado, morno, enfim…
Mas você sabe como preparar seu chá? Aqui vão algumas dicas:
– A água utilizada nessas preparações deve ser filtrada ou mineral;
– A temperatura da água é um fator importante, que deve ser de 60° C a 95° C. Nem sempre dá para medir a temperatura, então uma regrinha básica é desligar o fogo antes da água ferver (quando começar a subir as bolinhas);
– Não usar o chá mais de 24 horas depois de preparado, pois ele entra em processo de fermentação, mesmo que mantido em geladeira. Prepare a quantidade suficiente para um dia apenas;
– Não deixar o chá soltar o seu cheiro no ambiente pois isto é um sinal que os princípios ativos do chá estão se volatizando e se perdendo;
– Não usar açúcar nem adoçante.
O tempo de infusão varia de acordo com cada chá; * Folhas, flores e pétalas secas ou frescas (Infusão): Colocar na água as folhas, flores ou pétalas e deixar tampado por 3 a 5 minutos. Coe e pode se servir. * Raízes, cascas e outras partes de maior resistência (mais duros): recipiente tampado, por 5 a 10 minutos. * Quando a planta estiver na forma de pó: colocar 1 colher de sobremesa para cada litro de água, deixar tampado por 3 a 5 minutos. Dicas de chás para todas as horas
– Chás energéticos: chá verde, chá preto, chá mate, infusão de cascas de laranja e canela.
– Chás digestivos: chá verde, hortelã, boldo, maçã, erva-cidreira, jasmim ou gengibre.
– Chás relaxantes: camomila, melissa, erva-cidreira, hortelã e erva-doce.
Quer algumas receitas de sugestão? Anote aí!
♦Chá de Hibisco: Feito a partir da infusão de folhas secas da flor de hibisco. Como preparar: aconselha-se colocar de 1 a 2 colheres de sopa de hibisco para um litro de água, deixar em infusão por 5 minutos e coar.
♦Chá verde: a infusão não deve ultrapassar 5 minutos e recomenda-se que a água não esteja fervendo, para que as folhas não sejam cozidas, deixando a bebida com um gosto amargo. A medida aconselhada são duas colheres de sopa de erva para um litro de água.
♦Melissa + Camomila = Infusão de 1 colher de sobremesa de folhas secas de melissa + 1 colher de sopa de camomila para cada xícara de água. Tomar de 2-4 xícaras por dia, preferencialmente após as refeições.
♦Chá de Hibisco + Gengibre: Utilize 1 colher de sobremesa da erva e 1 pitada de gengibre em pó em infusão em água quente. Ingerir de 1 a 2 xícaras por dia.
♦Casca de 1 laranja + 1 colher de chá de gengibre picado + 6 cascas de jabuticaba + 6 cravos: 500 ml de água quente com os ingredientes por 6 minutos.
♦Passiflora + Capim Limão + Camomila + Melissa = ½ xícara de passiflora + ½ xícara de capim limão + ½ xícara de camomila + ½ xícara de melissa. Misturar tudo em um recipiente e usar 1 colher de sobremesa para uma xícara de chá para fazer a infusão. Tomar antes de dormir.
♦Chá de maçã com canela: para cada ½ litro de água, deve-se colocar em infusão 4 cascas de maça vermelha e dois pauzinhos de canela. A infusão deve durar de 5 a 10 minutos.
Gostaram das dicas? Na próxima terça tem mais…
Nutricionista Marcelle Vieira
CRN-1 2876