Mitos sobre pele: Esfoliação caseira

Vemos muitas informações sobre cuidados com a pele na internet, várias receitas caseiras, mas será que realmente funcionam? Ou melhor será que podem trazer benefícios ou malefícios? Você já fez ou ficou curiosa com alguma receita que viu na internet?

Hoje vamos falar sobre a esfoliação caseira, geralmente as pessoas postam receitas para você fazer em casa, como por exemplo: mel e café, mel e açúcar, e depois esfoliar o rosto com essa mistura. Mas será que isso é saudável para sua pele?

Primeiro vamos entender como funciona a esfoliação: pode ser física ou mecânica, resulta na remoção de células mortas da superfície da pele e promove a melhora na textura e no viço, além de favorecer a renovação celular. A indústria cosmética, estuda e desenvolve produtos específicos para esse objetivo, geralmente os esfoliantes são feitos com microesferas redondas e completamente polidas.

Por trás do universo da cosmetologia, está sendo envolvido um processo minucioso da área de pesquisa e desenvolvimento, que envolve testes de alergia, validade, interação com a pele, riscos tóxicos, indicações, biossegurança, entre outros, os quais nas receitas caseiras você não tem nenhuma dessas certezas.

Escolher o açúcar ou café como grânulo esfoliante é ARRISCADO, pois os cristais quando observados microscopicamente, apresentam bordas irregulares e pontiagudas, que na tração com a pele, podem provocar arranhados e microlesões que podem deixar a pele áspera, manchada, com cicatrizes e até inflamada. As lesões podem inflamar em função de algum outro procedimento e podem resultar em hipercromias ou acentuar rugas.

Basta pesquisar um pouco e você encontrará as opções mais adequadas para seu tipo de pele e seu bolso.

Até a próxima, Tatha.

LEIA TAMBÉM

Pare! Você merece mais atenção!

Chás x Skincare

Água x skincare

Deixe uma resposta