6 ideias para montar seu home office

Você sabia que um local adequado para você trabalhar em casa é o que faz diferença na sua produtividade, no seu rendimento e também no prazer que você tem nessa tarefa. Além disso, a satisfação de poder ter seu cantinho de trabalho tão prático sem se afastar da família é o que vai te trazer mais qualidade de vida

Por esses motivos, eu vou te ajudar a se inspirar e correr atrás desse sonho. Ou talvez te ajudar a incrementar o seu espaço atual com coisas que farão realmente grande diferença no local de trabalho. Seguem algumas ideias para você montar o home office dos seus sonhos!

Não se apegue a padrões

Antes de tudo, você precisa saber que não existe um padrão para o escritório perfeito. Como falamos antes, tudo depende do seu trabalho em particular. Aliás, tudo sempre vai começar em você – nas suas necessidades, no seu modo pessoal de fazer as coisas, nas suas preferências em se tratando de padrão estético.

Defina o local

Com essas informações nas mãos, vamos ao passo 2: escolha o local. Pode ser no seu quarto, pode ser num canto da sala, embaixo da escada ou até em um corredor (desde que a circulação ainda permaneça liberada). Mas lembre-se de priorizar um local mais sossegado (se possível) e com luz natural. Essas coisas farão grande diferença na qualidade do seu dia a dia

Selecione os móveis

Depois de definir o local onde será seu home office, vamos falar sobre o mobiliário. Uma mesa mínima tem pelo menos 60cm de comprimento, por 50 cm de largura, mas isso seria apenas para seu laptop. O ideal é ter um pouco mais. Para ter suas anotações em mãos. Porém, não se prenda a formatos. Uma mesa redonda pode ficar perfeita no canto de um cômodo e ainda compor lindamente sua decoração.

Gosto de usar móveis que não estejam fixados às paredes… sempre que possível, faça essa escolha. O motivo é simples: – eles possibilitam mudanças rápidas quando necessário e também podem ter outras funções num momento de necessidade. Os cavaletes são uma excelente opção para quem gosta de um estilo mais despojado (se você tiver espaço). Se preferir algo mais discreto, aposte nas estruturas metálicas com seção quadrada. São modernos e em geral ficam bem na maioria dos estilos de decoração. Mesas com gavetinhas rasas são uma excelente opção e são sempre bem vindas pela funcionalidade que já tem em si.

Escolha bem a cadeira

Este item que vai demandar sua atenção, e também boa parte do orçamento, é a escolha da cadeira. Para isso, atente-se a quantidade de horas que você permanece sentada. Isso é muito relevante, pois um dia cansativo numa posição ruim é horrível, mas a continuidade dessa má postura, pode trazer problemas sérios e definitivos. A cadeira deve ter no mínimo regulagem de altura e um bom encosto para a sua coluna. Sem essas duas coisas, nem adianta se apaixonar pelo design dela – não serve

Espaço aéreo

Uma excelente maneira de ter suas tarefas à vista para não se perder é usar o “espaço aéreo”, que nada mais é do que as paredes ao seu redor. Dá pra fazer isso de uma forma charmosa com suportes metálicos de recados, com quadros com imã, com painel de cortiça… as opções são inúmeras e você precisa definir seu gosto para fazer as escolhas adequadas.

Nem tudo precisa ir pra parede. Se sua mesa for de pelo menos 60cm de profundidade, pode até apoiar nela mesmo um quadro maior de recados e colocar nele os seus lembretes

Produção final

Agora vamos ao “molho”! É assim que chamamos a etapa de finalização. Definidos o local e os móveis básicos com espaço para seus objetos essenciais do dia a dia, vamos trazer personalidade e charme para seu cantinho.

Eu começo com a companhia de seres vivos que vão trocar energia com você: as plantinhas! E não se preocupe, você não precisa ser expert em jardinagem para ter plantas perto de você. As suculentas, são um exemplo de espécies quase independentes, assim como os cactos. Mas se você gosta de folhagens como eu, aposte nas jiboias, heras ou as queridíssimas zamioculcas. Essa última é, sem dúvidas, minha preferida para iniciantes. Sabia que ela tem o apelido de árvore da prosperidade? Pois é… Segundo o Feng Shui essa planta atrai a prosperidade, por isso, costumo indicá-las para entradas de casas e áreas de escritório

Agora, vamos dar seu toque pessoal ao ambiente. Ainda que seja um espaço para trabalho, gosto de indicar objetos com certo humor. Porque na hora que bater o cansaço, você vai estar com coisas que te agradam e te fazem sorrir, como por exemplo, uma caneca com frases, com uma logo do seu herói, ou outros objetos “divertidos”. Outra opção perfeita para descansar sua mente, é trabalhar com lembranças afetivas. Para isso, você pode usar fotos de viagem ou objetos trazidos de algum lugar que você goste.

Para finalizar, vamos investir ainda na sua inspiração! Tenha por perto livros que você leu ou de autores que você admira. Frases que te motivem, expressas em quadros ou até num post it no seu quadro. Para aqueles momentos de pausas é sempre bom ter essas inspirações que te farão recarregar as energias.

Espero que as dicas tenham sido úteis pra você e que você possa utilizar todas pra dar aquela turbinada no seu local de trabalho. Se você ainda ficar com dúvidas, pode me chamar no Instagram @ryfarias pois cada casa, é um caso não é?!

Bom trabalho pra você, e que a PAZ seja no seu lar!

Deixe um comentário