Você já ouviu falar em Xilitol?

Xilitol é um adoçante natural encontrado nas fibras de vegetais e frutas (como milho, framboesa, ameixa, entre outros), podendo ser também extraído de alguns tipos de cogumelo. É um poliálcool (categoria dos álcoois de açúcar- existem outros utilizados como o maltitol, isomaltitol, eritritol, manitol, sorbitol e lactitol) e funciona como substância derivada de uma mistura de uma molécula de açúcar e uma molécula de álcool.

Sua estrutura estimula receptores de sabor doce na língua e, como seu consumo é considerado seguro, vem sendo considerado um ótimo substituto do açúcar.

Possui ação anticariogênica pois não é fermentável por bactérias e não causa cáries, diferentemente do açúcar. É sempre bom lembrar que o xilitol trata-se de um edulcorante refinado e não possui vitaminas, minerais e nem proteínas, e pode ser considerado como caloria vazia. Mesmo assim, é mais saudável do que o açúcar (IG= 60-85) pois seu índice glicêmico é muito pequeno (IG=7), uma vez que não eleva os índices de glicose no sangue de forma relevante. Uma desvantagem é que, se usado em excesso, pode causar gases e ter efeito laxativo.

Pode ser usado por pacientes diabéticos pois sua via de metabolização é independente da insulina, e pode ser uma boa opção para adoçar seu cafezinho ou outros líquidos pois é mais tolerado do que o adoçante natural stévia.

Muitas coisas boas falamos do Xilitol aqui, mas é sempre bom lembrar que o melhor é sentir os sabores naturais dos alimentos e nem sempre consumi-los associados aos sabores doces.

O Xilitol é vendido em casas de suplementos alimentares, casas para atletas e farmácias.

Gostaram da dica? Espero que sim!

Beijo grande da Nutri,

Marcelle Vieira

Nut Clin Saúde e Nutrição  @nutclin

(61) 3242-2777

Siga o Blog também no Instagram @espelhorosa

Deixe uma resposta