Toxinas da Mente: INVEJA

Olá! Vamos falar hoje de outra toxina mental que atrapalha muito a vida das pessoas: a INVEJA.

Inveja é o desejo de desfrutar no lugar de uma pessoa aquilo de que ela desfruta. Inspirar-se em alguém para experimentar o que essa pessoa experimenta é diferente de querer estar no lugar dela.

A inveja faz você se sentir triste ao ver alguém vivendo algo que você gostaria de estar vivendo. O desejo por algo pode nos levar para 2 caminhos:

a)  Determinação: gera energia, incentivo para executar uma ação. Faz aumentar a autoestima.

b)  Inveja: suga energia, paralisa, traz desânimo e faz diminuir a autoestima.

Na inveja a pessoa não se sente satisfeita com a própria vida. Sua vida não é fonte de nada. A inveja demonstra o quanto a pessoa não se ama e não se acha capaz de ser fonte de prazer para si mesma.

A insatisfação consigo mesmo faz com que a pessoa busque suas fontes de satisfação observando a vida de outras pessoas. Isso a transforma em expectadora, ou alienada, gastando muito tempo e muita energia cuidando da vida dos outros. Há um sentimento constante de competição. A inveja também pode ser resultado de bloqueios de escassez. 

Todo mundo, em algum momento, terá que lidar com a inveja. O que fazer para vencer essa toxina? 

1) Toda vez que seu cérebro der um comando de inveja para você, surpreenda-o dando um comando diferente, desejando coisas ainda melhores para essa pessoa.

2) Valorize mais as pessoas do que as coisas.

3) Libere perdão para quem sentiu inveja de você e se perdoe se tiver alimentado esse sentimento. 

4) Tente identificar qual a origem desse sentimento, se foi algo relacionado à rejeição, críticas, invalidação, comparações, escassez, etc. Perdoe as pessoas que lhe causaram esses bloqueios.

Lembre-se: você é única e especial. Há qualidades em você que mais ninguém tem. Olhe para si mesma com olhos de amor e respeito, valorize a sua história. Viva a sua vida com um novo entendimento do seu propósito para estar nesse mundo. Nós do Espelho Rosa acreditamos em você!!

Beijos!!

Patty Azevedo

Deixe uma resposta