Tóxicos presentes nos nossos cosméticos!

Olá! Lembra daquela publicação sobre os produtos dos quais você deve correr em cosméticos e afins? Pois é… a lista não acabou (infelizmente). Hoje vamos falar sobre mais algumas substâncias tóxicas presentes nos nossos produtinhos amados de cada dia.

  • Formaldeído (ou formol): conhecido por suas propriedades conservantes na indústria em geral (presente em produtos para alistamento capilar e até em esmaltes), ele serve, inclusive, para a conservação de cadáveres, sendo facilmente absorvido por vias aéreas e pela mucosa gastrointestinal. Os riscos do formol não estão apenas no momento da aplicação. A exposição ao Formol pode causar efeitos tóxicos agudos, no momento de sua aplicação ou nas horas que se seguem. O uso repetido, crônico também traz risco para a saúde. A exposição por tempo prolongado, principalmente se esta se dá em ambientes fechados (caso dos salões de beleza), aumenta o risco de desenvolvimento de câncer, em especial de nasofaringe e leucemias. Os sintomas da intoxicação são variáveis como fortes dores de cabeça, vertigem, falta de ar, dificuldade para respirar, irritação nos olhos, nariz e garganta, dores abdominais, náuseas, podendo causar laringites, bronquites, pneumonias e até câncer. 
  • Tolueno: é um tipo de solvente comumente usado em esmaltes. Pode causar irritação dos olhos e garganta, alergias, cefaleia, confusão e tonturas. Sabe-se ainda que o tolueno pode levar à dependência, por ser um depressor do sistema nervoso central (SNC), ou seja, é neurotóxico. 
  • Dibutilftalato (DBP): é um plastificante usado em diversas aplicações, como vernizes e esmaltes de unha. DBP é eficaz para fazer o esmalte de unha flexível e resistente contra lascas. Tem ação de disruptor endócrino.
  • Bisfenol A (BPA): assim como o DBP, é usado na produção de polímeros. Estes compostos são suspeitos de agirem como disruptores endócrinos.

Como vocês puderam ver, a lista é extensa. Mas o que fazer diante dessas informações? Procure sempre os produtos com opções menos tóxicas e com maior concentração de ativos naturais. Sua beleza e sua saúde agradecem. Breve traremos aqui dicas de produtos maravilhosos e menos agressivos para nossa saúde. Quem quer??? 

Beijos e até a próxima!!

Patty Azevedo 

Deixe uma resposta