Refrigerantes: tenho mesmo que parar de tomar?

Você deve ter ignorado, mas com certeza  já ouviu muitas vezes que refrigerante não faz bem à saúde.

Para os viciados em refrigerantes, frases como essas: “refrigerante desentope pia e vaso sanitário”, “amolece osso de galinha em experimento”, “mancha carro”, “desenferruja prego”, “limpas panelas queimadas”, “remove tinta”, etc…. não são de tudo verdadeiras, já que não tem nada a ver ou nenhuma ligação com o fato de tomar o delicioso líquido geladinho, borbulhante e refrescante.

Mas, você sabe por que não devemos tomar refrigerantes?

Não importa se é a versão normal ou a diet/light/zero, de nenhuma forma essa bebida se torna inofensiva. Todos os refrigerantes são desprovidos de nutrientes, por isso são considerados “calorias vazias” ou bebidas sem valor nutricional. Se trata de um alimento super, mega, top, power processado e, em sua lista de ingredientes, há inúmeros produtos químicos prejudiciais que podem até causar câncer em quem tem consumo crônico e habitual. O ácido fosfórico presente nestas bebidas pode levar a problemas no coração, nos rins, perda muscular, roubar minerais importantes para o organismo (como o cálcio levando à osteoporose) e aumentar radicais livres causando envelhecimento.

Já é provado que refrigerante é viciante do paladar e do cérebro causando dependência similar a um viciado em drogas. Eles estimulam a produção de dopamina em seu cérebro (um neurotransmissor que dá essa sensação de prazer), fazendo com que haja um ciclo de recompensa caracterizando o vício. As versões normais (com açúcar) é uma das causas de aumento de obesidade e diabetes em pessoas que tomam frequentemente. As versões com adoçantes (que são “zero calorias” como se contar caloria fosse tão importante) são as piores: os adoçantes podem causar desequilíbrio na microbiota intestinal e causar problemas infinitos. Além disso, os corantes tem sido associados a danos nas células cerebrais e hiperatividade.

Só coisas ruins né? Pois é… Só coisas ruins…. Isso é bom para pensarmos: compensa tomar?

Tem gente que troca a água e muitas vezes mata a sede com refrigerantes, e o pior: dá refrigerante aos filhos! Se você não rega as suas plantas com refrigerantes, não tome e muito menos dê às crianças! Isso é terrorismo? Na verdade não… Uma coisa é certa: equilíbrio para tudo!

Vai sair e quer uma bebida para substituir o refrigerante? Boas escolhas são sucos naturais, água de coco e água com gás e limão. Mas nunca troque a água por nenhum outro líquido!

Tudo, com força de vontade, se ajeita! Sempre procure um profissional Nutricionista para te ajudar em relação a esse hábito ruim de tomar refrigerantes.

Um beijo grande da Nutri!

Marcelle Vieira

Deixe uma resposta