Qual a importância da vitamina C para a pele?

Primeiro vamos entender o que é a vitamina C:

é um nutriente hidrossolúvel que não é produzido pelo nosso organismo, mas ele é essencial para nós.

Podemos ingerir (frutas como limão, acerola, laranja, etc.) ou usar topicamente (dermocosméticos) para manter os níveis normalizados, pois ela ajuda a melhorar a saúde dos ossos, circulação sanguínea, além de fortalecer o sistema imunológico.

Então vamos falar falar sobre a importância desta vitamina para nossa pele, em dermocosméticos ela pode ser usada na forma pura (ácido L-ascórbico) ou derivadas, existem várias apresentações, como géis, cremes, máscaras, séruns.

Se você quer ter uma pele iluminada, firme e saudável, a vitamina C é a melhor escolha. Vamos aos benefícios:

Ação antioxidante: a vitamina C tem o poder de neutralizar os radicais livres que induzem o envelhecimento precoce. E ao contrário do que muitos pensam, a vitamina C pode sim ser usada durante o dia, antes do protetor, pois ela potencializa o efeito da proteção solar, criando uma barreira antioxidante!

Pela mais firme: ela promove a produção de colágeno na pele, e também previne que ele se degrade. Portanto a pele terá mais fibras, ficando mais firme e tendo menos linhas finas.

Clarear manchas: a vitamina c funciona muito bem para tratamento de melasmas e outros casos de hiperpigmentação, como manchas de acne. Ela uniformiza o tom da pele deixando-a mais radiante e iluminada. Também é ótima para melhorar a aparência das olheiras.

Como comprar? Pura, derivada…

A forma mais pura da vitamina C é o ácido l-ascórbico. Mas é importante saber que oxida facilmente, deixando de fazer efeito ao entrar em contato com com água, luz e ar. Já que é muito difícil usar em sua forma pura, a indústria de cosméticos criou também derivados dela. Os três derivados principais são:

Ascorbyl Palmitate: é o mais usado em cosméticos, pois não é irritante e tem alta estabilidade. Geralmente é feito em forma encapsulada, que é guardada em uma cápsula que “explode” na hora do uso.

Magnesium Ascorbyl Phosphat: para as pele muito sensíveis e delicadas que ainda sim querem fazer o uso da vitamina C.

Tetrasubstudies Lipophilies Ascorbates: é um novo derivado, que é muito estável e eficaz em estimular a síntese de colágeno.

Essa vitamina C da Tracta é uma ótima opção, em sérum, 10% de vitamina C encapsulada, observem no rótulo que contém o derivado Ascorbyl palmitate, como mencionamos anteriormente. Ela tem o preço muito em conta, comparando com outras marcas (aproximadamente R$ 56,00). Ela seca totalmente, tem uma fragrância leve de laranja, deixa a pele muito bonita e iluminada.

Como usar?

Bom, no dia a dia, a vitamina C funciona bem tanto na rotina matinal quanto noturna. substância é indicada para todos os tipos de pele. Se a forma usada for em sérum, usar antes do hidratante, se for em creme usar logo depois do hidratante, e por último o protetor solar.

É importante lembrar que a opção mais correta é sempre procurar um dermatologista.

Até a próxima, Tatha.



Deixe uma resposta