Pequenos acidentes, grandes soluções (caseiras!)

Olá pessoal, tudo bem? Resolvi escrever sobre este assunto depois de receber uma mensagem de uma amiga que estava acampando e teve uma reação de coceira pelo corpo. Detalhe, ela estava no meio do mato e sem nenhuma condição de ir a cidade mais próxima procurar ajuda.

Isso pode acontecer com qualquer uma de nós, não é mesmo?

Então vamos conhecer algumas dicas bem simples sobre o que fazer nessas situações?

Picadas de insetos: Em caso de picadas a melhor solução é colocar gelo ou um saquinho com água bem gelada sobre o local, vai ajudar a desinchar o local e diminuir a coceira.

Dores de cabeça: Mais gelo! O gelo é um vasoconstritor, e tem propriedades antinflamatórias, portanto colocar uma bolsa de gelo na testa, ou toalha bem fria na cabeça e ao redor dos olhos durante uma crise de dor de cabeça pode ajudar e muito caso não tenha um remédio a mão.

Queimadura de sol: Aqui não estamos falando de casos graves, sabe aquele dia em que passou um pouquinho da conta e sua pele ficou vermelha, ardendo um pouquinho? É isso! Você pode usar o velho truque caseiro da pasta de amido de milho, basta misturar com água fria e aplicar no local com um paninho. Outro aliado é o mel, que é um excelente cicatrizante, basta diluir e aplicar no local. Uma terceira opção é a Aloe Vera ou Babosa, que tem em muitos quintais, basta usar aquele gel que tem no meio da folha, puro e aplicar no local. Ah, para todos os casos, lembre de tomar muito líquido, tomar um banho bem morno e não se expor mais ao sol.

Cortes: Se você se cortou, primeiro: mantenha a calma e siga estes passos:

-Faça pressão sobre o local com um pano limpo; Essa pressão deve ser entre 10 e 15 minutos, não abra o pano para olhar!!!!!!

-Lave a região com com água e sabão (somente se não estiver com hemorragia)

-Não retire objetos que estejam perfurando a pele;

-Ligue imediatamente para o 192 ou ir ao pronto-socorro se existirem objetos perfurando a pele.

Quando pode ser grave: se o corte for provocado por objetos com ferrugem ou quando a hemorragia é muito grande e difícil de estancar.

Quedas: Quedas são super comuns em todas as idades, independente do motivo temos algumas dicas caso elas ocorram:

Se acalme e/ou acalme a vítima e observe se houve fratura ou sangramento. É observar, não é para pegar, nem tentar levantar a pessoa tá! Se houver sangramento aplique pressão no local com um pano limpo.

Quando pode ser grave: se a pessoa cair de cabeça, apresentar sangramento excessivo, fraturar um osso ou tiver sintomas como vômitos, tonturas ou desmaio. Nestes casos deve-se chamar uma ambulância, ligando para o 192, ou ir imediatamente ao pronto-socorro.

Em todos os casos, se você notar que a situação é mais grave do que aparenta ser, vá ao hospital, medidas caseiras são paliativos até que você possa ter um tratamento especializado, não descuide do seu bem mais precioso que é a sua saúde!

Por enquanto é isso meninas continuem curtindo o pré carnaval de vocês e divirtam-se!

Beijos da Enfermeira

Camilla Mota

Deixe uma resposta