Mente e Corpo – uma conexão poderosa

Já ouviu aquela frase famosa: “mente sã em corpo são”? Essa frase vem da citação latina “Mens sana in corpore sano”. A expressão é derivada da Sátira X de autoria do poeta romano Juvenal, em um de seus poemas sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida.

O que tenho visto, lido e sentido (inclusive em mim mesma) é que, à medida que trabalhamos para fortalecer e disciplinar o nosso corpo, mudando nossos hábitos e escolhas, também exercitamos e transformamos os nossos padrões mentais. Nesse sentido, incorporar hábitos novos como passar a se alimentar melhor ou fazer atividade física podem contribuir para nossa saúde mental também.

As disciplinas desenvolvidas fisicamente fortalecem nossa mente e a nossa mente mais forte e disciplinada ajuda a colocar o nosso corpo em um novo estilo de vida. Isso faz parte do aprendizado (na própria pele) do que é o autogoverno, ou seja, assumir a parte que nos cabe quanto à responsabilidade pela própria vida. Saímos da posição de vítimas, culpando os outros por tudo, e assumimos o papel de protagonistas de nossa própria história.

Claro que não é fácil mudar certos padrões de comportamento. Nosso cérebro sempre prefere o caminho de gastar menos energia e toda mudança requer que ele crie novas configurações para tudo, inclusive no que diz respeito a hábitos de saúde. Além disso, existem também as questões emocionais envolvidas em todo esse processo. Mas não é por conta disso que precisamos parar e nos entregarmos à inércia ou ficar esperando tudo estar perfeito para resolver tomar uma atitude.

A boa notícia é que podemos tratar as duas coisas ao mesmo tempo: o físico e o emocional. À medida que um vai melhorando, o outro vai sentindo os efeitos e vai sendo fortalecido também. Cada pequeno passo dado, a cada dia, contribui para nossa transformação em cada área da nossa vida. Precisamos entender que cada uma de nós tem o seu processo, o seu tempo, o seu caminho. Precisamos ter paciência e não desistirmos de caminhar rumo à nossa melhor versão, a cada dia: mais saudável, mais equilibrada, mais consciente e em paz com o seu momento atual.

Convido você, hoje, a experimentar o poder desse posicionamento pessoal em sua vida. Nunca é tarde para viver uma nova história!

Beijos!!

Patty Azevedo

Deixe uma resposta