Festa Junina: Quentão sem álcool, Curau Funcional, Canjica Light

Aproveitando muito desta época do ano? Quando falamos em festas juninas já pensamos nas comidas típicas desta época.

Para quem precisa evitar alimentos calóricos, estas comidas se tornam uma tentação, não é mesmo? Na verdade, não há nada de mais degustar estes pratos típicos, desde que seja com moderação. Festa junina não precisa ser sinônimo de muita gordura e açúcar! Para quem está de olho na balança, nada de excessos, pois muitas destas preparações são ricas em calorias e o seu plano alimentar pode ir por água abaixo.

Receitas juninas ficam ainda mais gostosas se tiverem mais nutrientes, concorda?

Vou sugerir pratos típicos para você se deliciar nesta época boa de festa junina! Segue uma receitinha especial de canjica light!

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Canjica light Funcional

INGREDIENTES – 200 ml de leite de coco light;

– 1 Litro de leite de amêndoas ou de leite de arroz sabor coco;

– 1 pacote de canjica (pode ser a já cozida a vácuo ou não);

– 1 xícara (chá) de coco seco natural ralado (sem açúcar);

– Canela em pau a gosto;

– 6 cravos da índia;

– 2 colheres de sopa cheias de biomassa de banana verde (caso não tenha, espesse com amido de milho

– 2 colheres dissolvidas em um pouco de leite de coco ou de amêndoas);

– Adoçar a gosto com açúcar demerara, mascavo claro, açúcar de coco, stévia, agave ou xilitol;

– Canela em pó para polvilhar.

MODO DE PREPARO: Leia a embalagem da canjica cozida a vácuo, para desgrudar as bolinhas antes de abrir. Leve uma panela ao fogo misturando todos os ingredientes (exceto a canela em pó). Deixe ferver em fogo baixo por 20 min. Coloque em uma tigela e sirva com a canela em pó polvilhada. Dura, em média, 5 dias na geladeira. Hummmm!!!

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Curau de milho funcional

Ingredientes 1 espiga de milho ½ xíc. (chá) de leite vegetal (arroz, castanha, aveia, quinoa, etc.)

– 5 col. (sopa) de água para hidratar a gelatina ½ de envelope de gelatina incolor e sem sabor adoçante à gosto (stévia ou xilitol)

Canela à gosto

Preparo: Corte o milho separando os grãos da espiga e bata no liquidificador com o leite vegetal até ficar uma mistura homogênea. Peneire (desprezando o bagaço) e coloque a mistura numa panela levando ao fogo brando por 15 minutos até engrossar. Desligue o fogo e reserve. Hidrate a gelatina com a água e leve por 5 segundos no micro-ondas. Adicione a gelatina ao creme de milho, misture bem e adoce com stévia ou xilitol. Coloque em uma tigela e leve à geladeira para endurecer. Polvilhe a canela por cima. Bom apetite!

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Quentão sem álcool

Ingredientes:

– 2 xícaras de suco de uva integral

– 2 limões cortados em rodelas

– 1 colher de café de gengibre em pó

– 3 cravos-da-índia

– 2 pedaços de canela em pau.

Modo de Preparo: Misture, em uma panela, o suco de uva, os limões, o gengibre, os cravos e a canela em pau. Leve ao fogo até ferver (mais ou menos 3-5 minutos). Retire do fogo e sirva quente.

 

Espero que aproveitem da melhor forma! Cuidando de sua saúde! Fica a dica!

 

Nutricionista Marcelle Vieira CRN-1 2876

Nutclin (61) 3242-2777 / 3546-0008

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