Exercícios para idosos fazerem em casa

Nossos pais e avós precisam de atenção especial nesse período que estamos vivendo. Já era bom, mas hoje é indispensável que eles também façam exercícios para aumentar a imunidade deles. Além disso, precisamos nos preparar para uma realidade que bate à porta: de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em até 5 anos o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de idosos. Portanto, cuidar deles também é cuidar da nossa qualidade de vida, individual e também como sociedade.

Aqui vai uma sugestão de 5 exercícios simples para se fazer em casa com os nossos preciosos:

  • Pegar uma vassoura e levantar com os dois braços e abaixar até a cintura 3 séries de 10 vezes. Esse exercício envolve mais do que esticar os braços. Ele também ajuda na coordenação motora, equilíbrio e respiração. Segue passo-a-passo: posicione-se em pé, com as pernas ligeiramente afastadas; com os cotovelos estendidos, segure o bastão frente ao corpo; eleve o bastão acima da cabeça, retornando novamente para a posição inicial;

 

  • Fazer uma caminhada de 10 a 15 minutinhos na sua quadra ou mesmo no seu quintal, aproveitando a vitamina D, faz muita diferença. É simples e saudável. Se sair, vá de máscara e leve álcool em gel para higienizar as mãos!

 

  • Um exercício muito bom para braços e pernas é sentar e levantar de uma cadeira. Assim como na dica 1, este também é um exercício que melhora o equilíbrio, a respiração e os músculos. Sentado em uma cadeira, com as pernas paralelas; apoie as mãos com braços esticados em outra cadeira; em seguida, levante-se segurando na cadeira e torne a sentar; repita 3 séries de 10 vezes.

 

  • Se você tiver plantas em casa, estimule aguar e cuidar das plantinhas todos os dias.

E a última sugestão é de exercício diferente, mas igualmente necessário: Atividades cognitivas! Essas também são importantes para previnir o declínio cognitivo. Exercícios como Sudoku ou palavras cruzadas sempre ajudam muito. E claro, nada como um bom livro também!

Essas foram as dicas! Espero que gostem. É sempre bom retribuir como pudermos os cuidados que os nossos pais e avós tiveram com a gente. Cuidar da saúde deles é amá-los!

 

Com carinho,

Equipe Espelho Rosa

 

Fontes: Governo de Caraguatatuba e Casa de Repouso Brilho do Sol.

 

LEIA TAMBÉM

Deixe uma resposta