Dica para a vida: Aprender a dominar as vontades!

Olá! Volta e meia eu me pego precisando rever e reaplicar alguns ensinamentos que me ajudam a repensar minhas escolhas. Vou falar um pouco disso hoje.

 

Existem dentro de nós dois tipos de vontades:

 

1)As VONTADES PERMANENTES: Ou seja,  aquilo que desejamos para nós em qualquer fase na vida. Não importa qual fase da vida você estiver, sempre terá essa vontade dentro si mesmo. Elas são aquilo que desejamos para uma vida inteira. Ex: Ter um corpo saudável, ou ser bem sucedido no emprego, ser uma boa mãe, ter uma família, ter uma boa autoestima, etc…

 

2) As VONTADES MOMENTÂNEAS: São as vontades que surgem no momento. Elas são impulsivas, repentinas, a curto prazo, e buscam prazer imediato. Ex: Comer um doce bem calórico, gritar com alguém por não ter gostado de algo, quebrar a rotina e fazer algo de diferente, etc…

 

Todos os dias da sua vida, as suas vontades entrarão em conflito porque elas vêm de regiões do cérebro diferentes, e por isso as suas decisões são divergentes porque possuem interesses diferentes.

 

Para alcançar qualquer objetivo, você precisará OBSERVAR e escolher obedecer mais às VONTADES PERMANENTES, pois elas pensam e decidem à longo prazo. Mas as vontades momentâneas são impacientes, não aturam esperar e produzem pensamentos sabotadores, como: “Só hoje”, “amanhã eu compenso”, “Dane-se vou comer”.

 

Treine e eduque o seu cérebro a reconhecer e identificar qual tipo de vontade você está tendo no momento,  se (1)Momentânea ou (2)Permanente. Eduque-o a obedecer suas VONTADES PERMANENTES para conseguir alcançar suas metas, pois em muitas ocasiões você precisará abrir mão das suas vontades momentâneas.

 

FAÇA UMA LISTA de quais são suas VONTADES PERMANENTES para sua vida.

 

A questão é que a gente só associa “FELICIDADE” à satisfação das vontades do momento. Assim damos margem apenas as RECOMPENSAS IMEDIATAS e não para toda uma vida.

 

Acabamos nos esquecendo que a felicidade, além das recompensas imediatas, também são as CONQUISTAS, as EVOLUÇÕES, as SUPERAÇÕES…

 

Bom dia e boas reflexões!!

 

Beijocas,

 

Patty Azevedo

 

Deixe uma resposta