[ #contaMari ] Queda de cabelo após cirurgia bariátrica

Conversa mais do que frequente no instagram @espelhorosa, nos grupos de bariátrica e consultórios médicos por aí, a queda de cabelo é uma vilã temida entre os candidatos e adeptos a cirurgia bariátrica.

Queremos ficar magros e saudáveis, mas não queremos ficar carecas! E essa possibilidade eminente aos cirurgiados assusta, e muitas vezes se torna uma barreira para quem precisa fazer a cirurgia.

Por conta deste medo, a pergunta que mais recebo nas redes do blog é: “meu cabelo cabelo vai cair?” E a minha resposta (como alguem que fez a cirurgia e convive com outros cirurgiados, médicos e nutricionistas da área) é sempre a mesma: “Não tem como saber antecipadamente quem sofrerá ou não queda de cabelo. É necessário preparar a mente para a reação que o seu corpo terá após a cirurgia.”

E essas reações ligadas a queda de cabelo, podem ser pequenas, médias ou severas!

Eu tive uma queda que chamo de média por volta do 4º mês de cirurgia, e permaceu caindo até mais ou menos o 6º mês. Me assustou bastante porque pensei que não fosse mais parar, e o volume de cabelo que caía no chão, no ralo ao lavar, na escova e na cama realmente acendia meu sinal de alerta!

O que eu podia fazer? Ajudar a nutrição do meu corpo e a cuidar melhor dos cabelos, então, foi isso que fiz!

Marquei consulta com minha nutricionista que é especialista em cirurgia bariátrica (item importante), e ela complementou minha suplementação e vitaminas para que meu corpo não sentisse baixa dos nutrientes necessários para manter o cabelo no lugar. (não vou citar as vitaminas que ela me passou, porque cada pessoa é diferente, é necessário que sejam feitos exames de sangue, para que o seu nutricionista ou médico possa receitar o indicado para você).

Após exame de sangue e suplementação sendo ingerida nesses quase 3 meses de queda, foi diminuindo até parar, e como eu sempre tive muito cabelo, o que caiu não fez falta. Ufa! Um grande alivio! Mas tenho que dizer que essa não é a regra para todos, muitas pessoas perdem cabelo por vários meses, e continuam perdendo só que em menor quantidade e durante anos.

E isso quer dizer que você vai ficar CARECA? Não!

Os cabelos se renovam, voltam a nascer, alguns na mesma quantidade, outros menos, mas careca não vejo ninguem, não conheço casos assim, são raros.

Então, em resumo, a minha experiência foi boa, e sou feliz com a minha escolha e meus cabelos.

Mas é como eu alerto, precisamos estar preparados para os prós e contras da cirurgia bariátrica, e quando começar alguma coisa adversa procurar imediatamente a sua equipe multidiciplinar (médico cirurgião, nutricionista, psicóloga). Estar preparado mentalmente e emocionalmente, ser acompanhado por esses profissionais, e se responsabilizar pela sua nova rotina é o segredo do sucesso da sua cirurgia!

Sucesso e felicidade!

Beijos, Mari Pinheiro 🙂

Deixe uma resposta