Check up anual feminino: já agendou o seu?

Ano novo iniciando! Sensação boa né! Sei que muitas de nós tomamos a resolução de cuidar mais da saúde. Então que tal começar por um check up básico para garantir que está tudo bem?

Então segue uma relação de exames que devemos fazer anualmente, e prevenir agravos a nossa saúde, afinal quem cuida de tudo, merece ser cuidada também!

Papanicolau

A citologia oncótica cervical, é um exame que analisa as células do colo do útero em busca de alterações. É importantíssimo para detecção precoce do câncer de colo uterino. Ele também rastreia infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) como tricomoníase, HPV, gonorreia entre outras. É recomendado que mulheres sexualmente ativas realizem o exame anualmente. O exame é indolor e rápido, pode ser realizado por médico ou enfermeiro de sua confiança.

Ultrassonografia pélvica transvaginal

A Ultrassonografia transvaginal pode ser solicitada para avaliar a parede uterina, ovários, endométrio. É um exame de imagem complementar que pode detecar possíveis alterações nos órgãos internos.

Mamografia e ultrassom de mama

Faz parte da consulta ginecológica a inspeção das mamas e o exame físico, que serve para identificar nódulos ou alterações. A partir daí são realizados exames complementares como a mamografia e o ultrassom de mama.

O Ministério da Saúde recomenda que mulheres a partir 40 anos devem realizar a mamografia para a detecção precoce do câncer de mama. Caso apresente casos de câncer de mama na familía, pode ser realizado em qualquer idade. Para mulheres mais jovens, entre 16 e 39 anos, é indicado o ultrassom da mama.

Exames de sangue e dosagens hormonais

Exames de sangue indicam se determinados componentes estão normais no organismo. Anualmente são pedidos os exames que identificam alterações hormonais da tireóide, são eles: TSH, T3, e T4 livre.

Outros exames podem ser solicitados como hemograma, glicemia em jejum, colesterol, triglicerídeos, entre outros e devem ser realizados de acordo com cada caso.

Então meninas, é isso, aproveitem o fôlego do ano novo e já marquem seu check up, não deixem cuidar da saúde, para que isso se reflita no exterior de vocês!

Um grande beijo

Camilla Mota

Deixe uma resposta