Ceia de Ano Novo e DIETA: Como combinar?

Em tempo de comemorações, cumprir rigorosamente o que está prescrito na dieta fica um pouco complicado, não é mesmo? Muitos alimentos e preparações que compõem esse cardápio são muito calóricos e atípicos, ficando difícil manter a linha nesse dia. Na verdade nessa época do ano não temos que fazer privações de alimentos já que se trata de uma EVENTUALIDADE, a questão toda é em torno se sermos equilibrados. Mas tem como não fugir muito da dieta sem deixar que esse momento seja prazeroso e especial. Vamos para algumas dicas!

Entradas: ao invés de embutidos ou queijos muito gordurosos, pode-se optar por patês feitos com queijo cottage ou com iogurte natural, petiscos mais leves como chips assados de batata doce, palitos de cenoura e pepino e as famosas castanhas e frutas secas. Petiscos com tomate cereja, manjericão e ovos de codorna no palito são boas opções também de entradas saudáveis;

Prato principal: opte pelos assados e com molhos leves;

Farofa: feita com pouca gordura e usando frações de farinhas mais integrais como as de aveia, linhaça, chia, amêndoas associadas com a farinha de mandioca é uma boa opção;

Arroz com lentilha: a receita tradicional pode ser feita com metade arroz integral e metade arroz branco, melhorando muito o perfil de carboidratos desse prato;

Salada: colorida e farta é muito bem-vinda! Afinal, podemos melhorar e muito o valor calórico total do prato se estiver salada;

Sobremesa: rabanadas assadas ao invés de fritas, fondue de chocolate meio amargo 70% com frutas são opções deliciosas e práticas;

Além da escolha das preparações, uma mastigação eficiente e moderação nas bebidas calóricas e alcoólicas são muito importantes! Fracione as refeições de seu dia, pratique atividade física e não pense que uma ceia pode pôr fim a tudo o que você conquistou até aqui.

Espero que tenham gostado dessas dicas!

Para ajustes individuais, procure um profissional Nutricionista!

Um feliz ano novo a todos!

Marcelle Vieira – Nutricionista

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