Autocuidado: o que isso tem a ver com autoconhecimento e como isso pode ajudar você a ser mais saudável

Autoconhecimento… Autocuidado… Afinal, o que uma coisa tem a ver com a outra?

Autoconhecimento tem a ver com conhecer a si mesmo, suas características positivas e negativas, suas habilidades e dons, seus limites. Autocuidado tem a ver com aquilo que você faz para cuidar melhor de si e daquilo que é seu. Quanto mais você conhecer a si mesmo(a), mais você será capaz de exercer o autocuidado.

Hoje em dia é muito comum encontrar pessoas que adoecem porque desrespeitam os próprios limites e não sabem entender os sinais do próprio corpo. Cada um é de um jeito, e cada um manifesta sinais diferentes quando algo está em desequilíbrio ou não vai bem. Muitas vezes a dificuldade em estabelecermos esses limites tem mais a ver com problemas de autoimagem do que com a falta de autocuidado em si. Problemas de autoimagem como sentimentos de rejeição, de insegurança, medo de críticas, necessidade de aprovação, dentre outros, podem levar a pessoa a assumir encargos totalmente fora daquilo que faz sentido para ela, trazendo uma insatisfação que pode se acumular, ou ainda, ocupando a agenda da pessoa de forma muito pesada, com coisas que podem, até mesmo, ser de outras pessoas. Tudo isso acaba culminando em diversos tipos de doenças, tanto emocionais, quanto físicas.

Quando você não sabe quem você realmente é, você vive violentando a si mesmo(a), vivendo algo com o objetivo de satisfazer às expectativas dos outros, porém negando a si a possibilidade de autorrealização. A pergunta que fica é: até que ponto vale à pena viver dessa maneira? Será que dinheiro, fama, poder é tudo? Será que o reconhecimento dos outros vale tanto a ponto de transformar você em um bagaço humano? Pense nisso.

Desejo que você seja saudável em todas as esferas: corpo, alma (mente e emoções) e espírito.

Grande abraço!

Patty Azevedo

Deixe uma resposta