9 substâncias tóxicas que precisam cair fora da sua necessaire!

Olá!!! Fui convidada pela Mari para fazer parte do time do Espelho Rosa e falar um pouco sobre beleza, estilo… Como também sou uma APAIXONADA pelo tema SAÚDE, pensei: por que não abordar os temas que a mulherada ama, agregando a isso um pouco do tema de saúde?

Creio que, hoje em dia, com o acesso cada vez maior à informação, os consumidores não buscam apenas produtos que atendam às suas necessidades primárias, mas que também tenham um diferencial. Muitas vezes esse diferencial se traduz nos benefícios que aquele produto ou marca podem trazer em termos de agregar valor à saúde ou de fazer alguma diferença no mundo, de alguma forma. Tendo isso em mente, hoje quero falar do que você deve verificar no rótulo do cosmético que você for adquirir, como que tipo de ingredientes podem ser prejudiciais à sua saúde e que estão escondidos lá nas letrinhas miúdas (e que a propaganda não mostra!).

“Mas Patty, por que isso é importante?” 

Vou citar apenas alguns exemplos: você sabia que uma mulher é exposta a cerca de 168 diferentes tipos de produtos químicos toda manhã, antes mesmo de sair de casa? Você sabia que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), foram diagnosticados cerca de 59.700 novos casos de câncer de mama entre 2018-2019? Esse é o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo, e vários estudos científicos têm demonstrado o impacto de substâncias tóxicas utilizadas pelas pessoas nesse quadro (inclusive o alumínio, presente na maioria dos desodorantes, pode ter sua cota de responsabilidade aí). 

Outro exemplo: certos tipos de substâncias têm o efeito de “disruptores endócrinos”. E o que é isso? Disruptores endócrinos são agentes e substâncias químicas que promovem alterações no sistema endócrino humano e nos hormônios. Eu sei que é um assunto bem complexo e eu não tenho a pretensão de me aprofundar sobre isso aqui. O básico que você precisa saber é que certas substâncias presentes em cosméticos e na produção de alimentos podem bagunçar bastante seu sistema hormonal e deixar você doente. Simples assim. E olha que eu nem falei de coisas mais básicas, como reações alérgicas e irritações de pele…

Então, para começar, o que é melhor fazer para escolher produtos menos tóxicos? Pra começar, aprenda a ler rótulo (de tudo!). Não tenha preguiça. O básico que você deve verificar para começar a ter mais critério na hora de escolher seus produtos é verificar se os itens abaixo constam da fórmula do produto, para evitá-los o máximo possível:

  1. Parabenos: são substância comumente usadas como conservantes em cosméticos e produtos de higiene pessoal para prevenir a formação de bactérias e fungos, evitando assim a contaminação do produto. Mas, em algumas pessoas sensíveis, ela pode ocasionar alergias e problemas hormonais, dentre outros.
  2. Dioxina: disruptor endócrino, afeta o funcionamento da tireoide.
  3. Ftalatos: comum em produtos como verniz para as unhas, sprays para cabelo ou desodorantes. Podem causar alterações endócrinas principalmente na tireoide.
  4. Lauril Sulfato de Sódio: usado em espumas de banho, xampus e sabonetes para fazer espuma e remover a gordura, pode causar alergias e outros problemas de pele.
  5. Corante: podem ser alergênicos e cancerígenos. (Temos uma matéria só sobre isso. Clica AQUI pra saber mais).
  6. Alumínio e outros metais pesados (chumbo, mercúrio, etc.): há estudos que ligam essas substâncias a certos tipos de câncer e ao mau funcionamento de neurotransmissores (pioram o funcionamento do seu cérebro, basicamente). 
  7. Dióxido de titânio: é um tipo de pigmento utilizado em alguns cosméticos e, pasme, até em alguns alimentos. Alguns estudo associaram essa substância a danos no fígado e no coração, resposta inflamatória exagerada no cérebro, dano ao DNA em células de diferentes tecidos e danos e redução na resposta imune.
  8. Fragrâncias: podem causar alergias.
  9. Óleo mineral: atrapalham o processo natural de respiração e transpiração da pele, além de piorarem quadros de acne.

Como vocês podem ver, a lista é extensa. E isso porque eu nem me aprofundei em outras substâncias como PABA, derivados de álcool, etc.

De posse dessas informações, você tem condições de fazer escolhas mais inteligentes e conscientes.

Torcendo aqui para que você seja cada vez mais bela, plena e SAUDÁVEL!!!

Beijos no seu coração!

Patty Azevedo

2 Comentários

Deixe uma resposta